Desde que o mundo é mundo, pessoas sonham em viver experiências em outros lugares. Quem nunca sonhou acordado com a possibilidade de morar em outro país? Eu mesmo, após pisar nos EUA, continuei achando que estava sonhando de tão incrível e inebriante que era a experiência.
2. Tem as melhores faculdades do mundo
Esse fato é indiscutível, na lista das 10 melhores faculdades do mundo, segundo a Times Higher Education, 8 são americanas! Esse número foi o bastante para me convencer que meu futuro seria muito mais brilhante se eu tivesse carreira internacional!
3. Oportunidade infinita de trabalho
É quase impossível você se formar em uma universidade americana e ficar sem emprego aqui no Brasil! Seus colegas brasileiros podem ter feito graduação e estágio, mas se você só se formou e voltou pro Brasil a chance de você estar na frente dessa pessoa (que tecnicamente sabe mais que você) é muito grande. Já imaginou você voltando para casa com um diploma internacional? Sonho, né?!
4. Bolsas de estudos generosas
Os EUA é o país que mais dá bolsas de estudo no mundo. Eu mesmo estudava de graça e ainda ganhava pra isso! Eu tinha todos os custos da faculdade pagos (Livros, anuidade, plano de saúde, etc) e ainda o melhor quarto da faculdade só para mim.
5. Conhecer outra cultura
Todo mundo sempre diz que os Estadunidenses são frios, eu cheguei a acreditar nisso, até os conhecer e entender que eles não são frios e sim reservados. Hoje vejo que não faz tanto sentido chegar abraçando e beijando pessoas que você acabou de conhecer! Antes, isso era normal pra mim. Até eles me explicarem o lado deles da história… Hoje em dia, dou mais valor ao pensamento cultural diferenciado de cada país.
6. Fazer amigos do mundo todo
Essa parte é uma das mais iradas que tem. Na minha concepção, cada pessoa que encontrei eu deixei um pedacinho de mim. Algum pensamento, ideal ou atitude. Ou seja, eu tenho um pedacinho de mim na China, EUA, Inglaterra, França… Louco pensar dessa forma, né?! Mas é incrível você poder dizer que temamigos em diversas partes do mundo
7. Flexibilidade de escolha de aulas
Esse ponto me deu uma liberdade tremenda acerca da minha vivência lá fora. As aulas de lá são muito flexíveis! Lembro de conseguir colocar todas as minhas aulas em 3 dias e ter 4 dias livre. Certa vez, saí da sala de aula, fui pro dormitório e peguei um avião da Flórida à Boston, passei 4 dias e depois voltei pra faculdadecomo se nada estivesse acontecido.
8. Não precisar decidir o que quer estudar nos primeiros 2 anos
Nós somos muito jovens, porém, mesmo assim somos cobrados e temos decidir a profissão que queremos exercer a vida toda aos 17 anos. Isso nos EUA tem um peso um pouco mais leve, visto que você pode cursar qualquer matéria e não decidir um curso – mesmo estando na faculdade- até chegar nos 2 primeiros anos! Imagina estudar engenharia e culinária? Artes plásticas e biologia?
9. Ganhar em dólar
Não vou negar que me sentia um pouco rico toda vez que ganhava dinheiro e convertia para real! Eu tinha 6 empregos enquanto estava na Flórida, e com tudo isso cheguei a faturar mais de cem mil reais ainda na faculdade!
10. Desenvolver mais maturidade e independência
Isso aconteceu já nos primeiros meses. Aprendi a me virar sozinho muito rápido, se eu não lavasse roupa eu ficaria sem! Então, a minha maturidade veio à cavalo. Já a independência veio de forma extraordinária… Lembro de sair do interior da Flórida, onde só tinha jacarés e passar uma semana em Miami com os amigos. Foi incrível!
Se mesmo assim, com tudo isso, eu ainda não te convenci… Esse artigo não era mesmo para você!