women-with-books-in-library-dp-2560x1080

Montando o currículo para estudar nos EUA em 4 passos

Você vai precisar do seu currículo (ou “Résumé” em inglês) para qualquer oportunidade internacional. Desde Boarding School até o PHD! TODAS IRÃO PRECISAR.

Eu sei o que você está pensando:

“Mas eu só tenho (sua idade) e nem trabalho, como vou fazer um currículo?”

Não precisa se preocupar com isso, irei te ajudar! Vou dizer alguns passos que você deve seguir na hora de montar um bom currículo.

1. Esqueça os currículos tradicionais.

  • Os currículos brasileiros não se assemelham em nada com o dos estadunidenses. NUNCA coloque foto! Isso porque eles não querem que a sua foto influencie qualquer decisão deles. E pensando bem, faz sentido, né?
man showing photo of him

2. Tudo o que você fez na oportunidade anterior conta.

  • Exemplo: Se você está aplicando para a faculdade, tudo o que você fez entre o 9° ano e o 3° ano do Ensino Médio, conta! Coloque todas as atividades extracurriculares relevantes para a sua application nesse documento.
person writing on white paper

3. Procure exemplos de currículo gringo

  • A maneira mais fácil de você construir o seu próprio currículo é se baseando em algum que já esteja pronto. Joga no Google Imagens “(Nome da oportunidade que você deseja + resumé)”. 

4. Tudo em uma página.

  • É de extrema importância que todas as suas informações estejam em uma única página, nunca passe desse limite. E caso você esteja se perguntando é tudo no formato digital, você não precisará fazer nada à mão ou imprimir. Só abrir o Google Docs ou o Word, e malhar os dedos hahah!

Agora vamos colocar a mão na massa? Vou te dizer o que colocar em cada parte do seu Currículo!

Parte 1: Informações básicasSeu nome, endereço, informações de contato, qual época do ano (fall, spring…) e assim por diante.  
Parte 2: Carreira de interesse –  Aqui você vai colocar qual major você estará se candidatando ou, caso não saiba ainda, colocar algumas habilidades que você ache interessante.
Parte 3: Informação escolar – Nessa parte você vai colocar onde você estudou (Se foi em mais de uma escola, deve colocar o nome e o ano que estudou em cada uma), se você tinha bolsa de estudo, o ano que você se graduou, seu GPA e quanto tirou nos testes padronizados (SAT/ACT).
Parte 4: Atividades extracurriculares –  Aqui você deve colocar as atividades que você fez fora da escola. No meu caso, eu era goleiro do time escolar, porém todos os campeonatos eram fora da escola. Então, eu coloquei todos os torneios que competi. Se você fez curso de desenho, por exemplo, coloque.

-> Não esqueça de colocar por quanto tempo você fez tal atividade, e por quantas horas semanais você se dedicou.

Obs: Só coloque atividades que você ache importante de ser inserida no seu currículo. Lembre-se, qualidade é melhor do que quantidade.

Parte 5: Honors – As honors são prêmios que você ganhou, como medalhas em olimpíadas ou outras conquistas. Um exemplo disso é ser representante de turma.
Parte 6: Línguas – Se além do português você fale alguma outra língua, é nessa parte que você colocará. Inclusive qual o seu nível, intermediário ou avançado.
person wearing black coat close-up photography

UFAAA, terminamos!! Sei que parece bastante coisa, mas com organização você consegue fazer em partes. Por isso, não deixe nada para cima da hora.

Me conta aí nos comentários o que achou desse artigo, foi útil?

Pesquisar

Postagens Populares

Mentorias 100% gratuitas sobre intercâmbios,

há mais de 100 domingos, sempre às 20h30.

Clique para se inscrever!

Deixe um comentário