Você sabia que ao se comunicar com uma Faculdade Americana as suas chances de pedir favores aumentam?
Vou usar uma analogia para que fique fácil entender:
Imagine que você está em um restaurante e entra uma pessoa que te interessou. Você quer muito o número do celular dela, mas se você chegar pedindo vai soar muito estranho. Então, por isso, você puxa assunto antes e no fim da conversa pede!
A mesma coisa acontece com a faculdade. Se você chegar pedindo fee waiver (isenção de taxa), ela vai dizer não! Por isso, sempre que quiser algo de alguma instituição, vai desenvolvendo um assunto antes.
| Agora que você já sabe o princípio básico, vamos para o jogo.
Os 5 tipos de interação e seus formatos:
- E-mail: Mandar uma mensagem para o e-mail da faculdade
- Telefone: Ligar para o escritório de admissão
- Entrevista: Marcar uma videoconferência com um admission office
- Feira de faculdade: Seja pessoalmente ou por videoconferência
- Redes sociais: Mandar mensagens no Instagram ou Facebook
Por que se comunicar efetivamente?
- Para fazer perguntas específicas sobre a faculdade, ou para entender algum processo que não ficou claro para você.
- Pedir isenção de taxas.
- Criar um relacionamento com a faculdade e saber mais sobre ela.
Faculdade nos EUA
Com quem você vai falar?
- Admissions Officers — Pessoal do escritório de admissões da faculdade. Eles que decidem quem vai ser aprovado e qual o valor da bolsa. (Então, sempre seja respeitoso!)
- Alumni — São os Ex-Alunos, você pode entrar em contato com alguns deles para saber como era a faculdade na época que ele estuda, as matérias e tudo mais.
- Aluno atual — Esses aqui, como ainda estão na faculdade, podem te ajudar com dicas práticas do que fazer em X situação. Aproveite!
- Professor — Sim! Você tem a possibilidade de trocar E-mail com o professor que você vai estudar. Eu gosto dessa alternativa pois você consegue perguntar mais sobre a sua área de escolha.
Os mandamentos da comunicação
- Faça um e-mail específico para se comunicar com as faculdades, dessa forma você não perde nenhuma informação importante.
- Está com dúvida sobre algo e não achou no site? Manda e-mail!
- O trabalho deles é, literalmente, te responder. Então, não tenha vergonha de perguntar.
- Menos é mais, então vá direto ao ponto. Mantenha o discurso curto e direto, mas sem perder a gentileza!
- Você precisa se apresentar todas as vezes. Você não é tão famoso para não precisar fazer isso!
Exemplo: “My name is Lucas Gomes and I am an international student from Brazil. I am a High School senior and I am deeply interested in your university. I just have three questions.”
- 1- Can I…
- 2- Where is…
- 3- How is…
Preste sempre muita atenção. Cheque 1,000 vezes antes de enviar o e-mail: Se está tudo certo, se não tem erros de ortografia, se não está mandando para a faculdade errada.
Perguntas que nunca devem ser feitas:
- As que estão no site, ou que podem ser facilmente encontradas no Google.
a. “Quais são as majors que vocês oferecem?”
b. “Quantos alunos tem?”
- Se vai ser aceito por eles.
- Se vai ganhar bolsa de 100%
7 Perguntas para fazer em uma entrevista:
- Você conheceu algum brasileiro no campus?
- Qual foi o maior evento da faculdade no ano passado?
- Qual o processo para aplicar para as bolsas de estudos? São bolsas separadas ou juntas?
- Como funciona o programa de tal curso?
- Por que você escolheu trabalhar nessa faculdade?
- Qual a diferença desta universidade para outras?
- Qual conselho você daria para alguém que está entrando agora na faculdade? Além de se envolver? “Get Involved”
Exemplo: “Besides getting involved, do you have any advice for a future freshman (calouro)?”
Me conta aí nos comentários, se você já se comunicou com alguma faculdade americana, como foi essa experiência? Sobrou alguma dica?